Blog

Se você deseja entender as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde, neste artigo você descobrirá como cada um funciona e para qual situação são mais indicados.

 

 

Planos de saúde: o que é? Como Funciona?

Os planos de saúde, geralmente, são oferecidos por empresas que disponibilizam coberturas para serviços de saúde, como consultas médicas, exames e tratamentos. Eles são adquiridos por meio de um empregador ou diretamente com a empresa provedora do plano, e possui uma rede de prestadores de serviços de saúde credenciados ao plano e podem ou não incluir a coparticipação do usuário em relação aos custos de tratamentos e procedimentos médicos.

São obrigados por lei a cobrir certos tipos de tratamentos e serviços de saúde, como atendimento de emergência e pré-natal. No entanto, a cobertura exata pode variar de acordo com o plano. Alguns planos também podem oferecer opções adicionais, como cobertura para terapias alternativas ou serviços de bem-estar.

 

 

O que é o seguro saúde?

O seguro saúde, por outro lado, é oferecido por seguradoras que fornecem cobertura financeira para despesas médicas. Ele é frequentemente adquirido por indivíduos que desejam cobertura para despesas médicas específicas. Ou seja, uma pessoa iniciará um tratamento de uma doença que possui custos elevados, nesse caso, o seguro saúde poderá ser acionado para arcar com as despesas do paciente. Os seguros saúde podem ser contratados de forma independente ou por meio de um empregador, assim como os planos de saúde.

Porém, ao contrário dos planos de saúde, os seguros saúde geralmente não possuem uma rede de prestadores de serviços de saúde credenciados. Isso significa que o segurado pode escolher onde receber o tratamento, mas terá que arcar com os custos antecipadamente e posteriormente solicitar reembolso do seguro. Os seguros saúde geralmente possuem uma franquia anual/carência, que se referente a quantia que o segurado deverá pagar de sua própria conta antes que o seguro comece a cobrir suas despesas médicas.

 

 

Principais vantagens do plano de saúde e o seguro saúde

Como vimos anteriormente, tanto o seguro saúde quanto o plano de saúde oferecem vantagens para quem busca cuidar de sua saúde com mais qualidade. Confira abaixo as principais vantagens de cada um:

 

 

Seguro saúde

Flexibilidade: o segurado pode escolher os médicos, hospitais e laboratórios de sua preferência;

Customização: o seguro saúde pode ser customizado de acordo com as necessidades do segurado, já que é formado por módulos de cobertura;

Preço: de maneira geral, o custo do seguro saúde é mais barato do que a mensalidade de um plano de saúde;

Reembolso: o segurado pode pagar pelo atendimento e depois pedir reembolso.

 

 

Plano de saúde

Rede de atendimento: o plano de saúde oferece uma rede de atendimento pré-determinada, o que pode facilitar o acesso a serviços de saúde;

Valor mensal: o valor da mensalidade já cobre os atendimentos, não sendo necessário pagar pelo atendimento e solicitar reembolso;

Cobertura completa: os planos de saúde costumam oferecer cobertura completa para consultas, exames, internações e outros serviços de saúde;

Familiaridade: muitas pessoas já possuem experiência com planos de saúde e sabem como utilizá-los.

 

 

Qual é a melhor opção: plano de saúde ou seguro saúde?

A melhor opção entre plano de saúde e seguro saúde depende das necessidades de cada pessoa e da cobertura oferecida pela empresa contratante. Alguns podem considerar que os planos de saúde oferecem uma cobertura mais ampla e maior acesso a serviços médicos, enquanto outros podem preferir os seguros de saúde por serem mais acessíveis e oferecerem maior flexibilidade.

É fundamental avaliar cuidadosamente as coberturas, custos, limites e exclusões antes de escolher a melhor opção. Além disso, é sempre recomendado consultar um especialista em seguros de saúde para obter aconselhamento personalizado.

 

 

Seguros não apenas para a saúde, mas para uma vida inteira

Conheça os seguros da Caporali

Embora a Caporali Corretora não trabalhe diretamente com o seguro saúde, oferecemos uma ampla gama de outros tipos de seguros igualmente eficazes e benéficos. A Caporali sempre coloca a proteção de seus segurados em primeiro lugar e oferece serviços personalizados para atender às necessidades de cada cliente.

Se você estiver em busca de segurança e proteção financeira, entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas sobre seguros. Nossa equipe está pronta para ajudá-lo a escolher a melhor opção para suas necessidades.

Tags: Seguros Saúde