Blog

Saiba mais sobre o seguro viagem

O que é um seguro viagem?

O seguro viagem é um serviço de assistência médico-hospitalar, jurídica e demais funções referentes a viagem, nacional ou internacional, para o caso de qualquer emergência que ocorra na cidade ou país em que estiver.

 

Seguro viagem é obrigatório?

O seguro viagem pode ser obrigatório, a depender do destino escolhido.

O seguro viagem nacional, por exemplo, não é obrigatório. Porém é fortemente recomendado, ainda mais em viagens com esportes radicais e de difícil acesso. E, principalmente, para quem não tem um plano de saúde, ou possui um com cobertura apenas regional.

Já alguns países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen exigem a contratação de um seguro com cobertura médica no valor mínimo de EUR 30 mil. Entretanto, não é todo seguro viagem internacional que é obrigatório, como é o caso dos Estados Unidos, Chile e Reino Unido.

 

Para que serve um seguro viagem?

O seguro viagem serve para trazer tranquilidade e segurança para o viajante durante suas férias, viagem à trabalho, lua de mel, mochilão e etc. É verdade que ninguém deseja que algo ruim aconteça durante o passeio, mas imprevistos acontecem, e a melhor maneira para lidar com isso é se prevenir.

Por isso é tão importante contratar um seguro, pois quando chegar a hora em que precisar de um auxílio médico ou jurídico já haverá uma empresa trabalhando à seu favor.

Imagine a situação: você está curtindo suas férias numa bela trilha quando torce o pé e precisa ser socorrido, colocar uma tala ou, quem sabe até, ser resgatado. Se não tiver um seguro para pedir socorro, é do seu próprio bolso que precisará pagar cada etapa, desde o resgate até a internação, medicamentos, e por aí vai.

Um dinheiro que poderia ter sido poupado se tivesse contratado um seguro viagem desde o começo. E aliás, o valor investido no seguro é muito inferior do que seria gasto numa situação como esta ou similar.

 

Como funciona o seguro viagem

O seguro viagem é um serviço que garante aos viajantes atendimento médico no exterior. Ele também oferece auxílio em outras ocorrências, como problemas jurídicos, e pode funcionar por assistência ou reembolso.

As opções disponíveis por assistência no comparador online dão suporte direto quando acontece uma emergência. Ou seja, você entra em contato com o seguro e eles te instruem sobre o que fazer ou como ir ao hospital, por exemplo. Dessa forma você não precisa pagar nada a mais por isso, pois o seguro arca com todas as despesas do atendimento.

Os seguros por reembolso, por outro lado, orientam para que você vá direto ao médico, dentista, ou qualquer outro profissional que vá te ajudar, e somente depois acione o seguro. Nestes casos, você paga do seu bolso e depois apresenta os recibos e notas fiscais para receber de volta o valor gasto. Esse tipo é mais comum no seguro viagem de cartão de crédito.

 

Como acionar o seguro viagem

Para acionar o seguro viagem, você pode ligar para o número de telefone de sua apólice, de graça, de qualquer lugar do mundo. O atendimento é sempre em português. Algumas seguradoras também possuem aplicativos de celular, o que facilita ainda mais a comunicação.

Sempre tenha em mãos o número de sua apólice e seus dados pessoais. Conte ao atendente o seu problema e ele irá te dar o suporte necessário para lidar com a situação – e tente manter a calma para entender as instruções e conseguir sair da situação da melhor forma possível.

O fundamental mesmo é ler com atenção a apólice do seguro viagem, e entender bem as particularidades do plano que você contratou. Caso tenha alguma dificuldade na hora de falar com o seguro, vá em frente e busque ajuda, pois o importante é receber o suporte que você precisa. Depois você contata a empresa para resolver a questão financeira.

Fonte: https://www.dicasdeviagem.com/seguro-viagem/

Tags: Seguros