Blog

Mitos e verdades sobre seguros

Muitas pessoas têm dúvidas e receios quando se trata de seguros, o que pode impedir que elas aproveitem ao máximo os benefícios desse importante instrumento de proteção financeira. Infelizmente, muitos mitos e histórias falsas são compartilhados, contribuindo para a falta de confiança das pessoas.

A Caporali Corretora se dedica a esclarecer neste artigo alguns desses mitos, apresentando as verdades sobre os diversos tipos de seguros. Afinal, os seguros são uma forma essencial de proteger o seu patrimônio e garantir tranquilidade em caso de imprevistos.

 

 

Conheça 5 mitos e verdades sobre os seguros

Mito: “Seguro é caro e não vale a pena utilizar”

Verdade: Há uma crença popular de que todo seguro tem valores exorbitantes e o investimento não compensa o uso, o que é uma falácia. Afinal o valor do seguro pode variar conforme a cobertura escolhida e as características do segurado.

No entanto, custos adicionais podem surgir em casos de sinistros, como roubos, acidentes ou danos materiais, mas considerando o prejuízo que eventualidades como essas causam, o seguro é uma opção muito mais vantajosa e econômica.

Para reforçar a verdade e acabar de vez com o mito de seguro ser caro, analise uma situação hipotética envolvendo um acidente de trânsito entre dois veículos, sendo um deles o do segurado, o qual tem perda total do automóvel.

Com o seguro auto da Caporali, o segurado tem a cobertura dos danos do seu veículo, podendo ainda receber cobertura extra em casos de indenização integral e também a garantia de um veículo reserva com quilometragem livre.

 

Mito: “A seguradora sempre tenta evitar o pagamento da indenização”

Verdade: Muitas pessoas acreditam que não irão receber o auxílio necessário ao precisar utilizar o seguro, porém o que muitos não sabem é que as seguradoras são regulamentadas e fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e têm a obrigação de cumprir com as condições do contrato de seguro.

Em caso de sinistro, o segurado deve notificar a seguradora o mais breve possível e apresentar a documentação necessária para receber a indenização.

 

Mito: “O seguro cobre qualquer tipo de dano”

Verdade: Esse é um mito que faz as pessoas desconfiarem dos benefícios do seguro, porém para sanar todas as dúvidas é importante entender a seguinte informação, existe seguro para cada tipo de necessidade.

A cobertura do seguro depende do contrato assinado entre o segurado e a seguradora, nem todos os seguros irão englobar todas as necessidades do segurado. Por isso, é importante ler atentamente as cláusulas do contrato e escolher a cobertura que lhe atenda melhor.

 

Mito: “É preciso ter um seguro para tudo”

Verdade: Embora a verdade anterior destaque que existe um seguro para cada necessidade, é importante avaliar os riscos envolvidos em cada situação antes de contratar um seguro. Por exemplo, um seguro de vida pode ser mais importante para uma pessoa com dependentes financeiros, enquanto um seguro residencial pode ser essencial para quem mora em uma região com alta incidência de furtos e roubos. Não há a necessidade de ter um seguro para tudo, apenas para as situações que o segurado considerar essencial.

 

Mito: “O valor da indenização é sempre o mesmo que o valor segurado”

Verdade: Ao contrário do que muitos pensam, o valor da indenização pode variar conforme a cobertura contratada e a avaliação do bem segurado no momento do sinistro. Manter sempre os documentos atualizados e guardar comprovantes de valores e aquisições relevantes, servem como uma garantia para comprovar o valor a ser indenizado.

 

Esses são apenas alguns mitos de diversos que se popularizam entre as pessoas, e estar a par de quais informações são confiáveis faz total diferença na hora de escolher um seguro e uma corretora de seguros. A Caporali Corretora atua em parceria com seus clientes, sendo ativa em esclarecimento de dúvidas e auxiliando em todas as etapas do processo, desde a fidelização do seguro até a sua utilização.

Ter uma corretora parceira capaz que se coloca a disposição do cliente o tempo todo faz a diferença. Os mitos e verdades sobre o assunto podem gerar dúvidas, mas é possível encontrar a melhor opção de seguro com informação e orientação adequada.

 

Gostaria de entender mais como os seguros funcionam? Fale com a Caporali Corretora.